top of page

#017 - Coronel Percy Fawcett o homem que inspirou o Indiana Jones

Um arqueólogo, também agente secreto da coroa britânica, na época que o Reino Unido era 1/3 do planeta, esteve no Ceilão, África e na selva da amazônia. Lutou na 1ª Guerra Mundial e desapareceu aqui no Brasil em busca de uma civilização perdida.

O coronel Fawcett nasceu em 1867 em Devon, Inglaterra. Em 1886 entrou para a Royal Artillery e foi escalado para trabalhar no Ceilão, depois disso trabalhou com agente secreto britânico na África Meridional, onde aprendeu técnicas de sobrevivência na selva. Pertenceu ao M16, foi inspiração para o escritor Arthur Conan Doyle escrever a obra "Lost Word" e do personagem do cinema Indiana Jones.

A sua 1ª expedição na América do Sul

Em 1906 ele viajou ao Brasil para mapear a amazônia pela Royal Geographical Society , atravessou a selva amazônica e chegou a La Paz, Bolívia.

Coronel Fawcett na Bolívia em 1906

Rota da expedição até La Paz, na Bolívia

Foram sete expedições entre 1906 e 1924. Mas teve que voltar a Inglaterra para servir o exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial, depois ao término da guerra retornou ao Brasil para continuar os estudos de fauna e arqueologia local.

Na selva amazônica peruana, o coronel teria matado uma sucuri de 19 metros, que atormentava os seringueiros e se tornou um herói para eles e alimentou a lenda da "Cobra Grande".

Ilustração do Dário de Pernanbuco, circulou pelo mundo.

1915, Capitães Fawcett e Deed durante a Primeira Grande Guerra

Em 1925 o coronel Fawcett junto com seu filho Jack Fawcett vieram ao Brasil a fim de descobrir a localização de uma cidade perdida que ele chamou de "Z". Ele nas suas expedições pelo interior do país tomou conhecimento da lenda da cidade perdida, pesquisou registros históricos e checou a conclusão da veracidade da sua existência.

E que a cidade perdida estava localizada em algum lugar do Mato Grosso, na Serra do Roncador. O fato mais curioso foi uma nota que ele deixou antes de começar, dizia se caso não voltasse, não era para realizar nenhuma expedição deveria ser realizada para resgatá-lo.

Localização da Serra do Roncador no Estado do Mato Grosso

Não foi fácil convecer os membros da Royal Geographical Society, que financiaria sua expedição, não tinham provas contundentes da existência da mesma, um pergaminho, conversas com os índios e uma estatueta que ganhou do escritor inglês Henry Rider Haggard.

Ilustração da estatueta de basalto que o coronel Fawcett recebeu do seu amigo o escritor Rider Haggard.

O coronel chegou a levar a estatueta a um vidente que afirmou que a mesma era oriunda de uma civilização detruída pelo mar, ele acreditava ser a cidade feita pelos sobreviventes de Atlântida, mesmo assim os cientistas ingleses não viram seriedade na história, os cientistas diziam que ele procurava o Snark (Turpente), animal de ficcção, uma mistura de tubarão com serpente, criado pelo escritor Lewis Carrol, no livro de poemas "A caça ao Turpente".

Edição em português do livro de Lewis Carroll

Depois de muitas tentativas, conseguiu o financiamento em 1925, junto com seu filho Jack Fawcett com 21 anos na época e seu amigo Raleigh Rimmell, partiram para o Brasil.

No início do ano saíram de Corumbá, os três partiram para Cuiabá, juntaram-se aos guias locais, de cavalo foram pele Alto Xingu até o local chamado Posto Bacairi, os primeiros relatos que chegavam da expedição diziam que pai e filho estavam bem, porém, o amigo Raleigh havia ficado doente, os guias relatavam ataques de insetos e animais selvagens.

Em maio chegam a um local que o coronel Fawcett batizou de Acampamento do Cavalo Morto, dispensou os guias, com medo de vazarem informações sobre suas descobertas, partindo só os três para a selva. Este mesmo local foi onde 5 anos antes o coronel abandonou uma expedição anterior.

O grupo chegou até a aldeia dos Cuicoros, no Alto Xingu, depois andaram até encontrarem outra aldeia, dos calapalos, os índios relataram que chegaram exaustos, sujos e com fome. Comeram e ficaram acampados perto da aldeia por quatro dias, depois desapareceram.

O ultimo registro de notícia do coronel que chegou para sua mulher, dava a localização deles, dizia não temer falhas na expedição, mas só depois de 2 anos ela procurou as autoridades para buscar ajuda.

Jack Fawcett, durante a expedição em 1925

Coronel Fawcett e seu amigo Raleigh Rimmell, durante a expedição

Aldeia no Alto Xingu

As teorias sobre o desaparecimento

A primeira teoria é que o grupo teria realmente encontrado a lendária cidade de ouro, e teria se tornado o rei da cidade.

A segunda é que o trio teria sido comido pelos índios canibais, ou mortos por jacarés. O sertanista Orlando Villas Boas disse ter encontrado a ossada do coronel, morto após uma discussão com os índios, porém, o teste de arcada dentária e altura não batiam com o desaparecido.

O engenheiro francês Roger Courteville, disse em 1927, que os três teriam virado eremitas, fato desmentido pelo marechal Cândido Rondon, também realizou buscas de resgate sem sucesso pelo coronel.

Muitas pessoas morreram em busca do coronel, o fato que esta expedição tornou o coronel Fawcett em um mito, inspirando aventureiros, escritores e cineastas de todo o mundo.

A primeira expedição de resgate organizada pela Royal Geographical Society e comandada por George Miller Dyott, retornou, pois tinham medo de serem capturados pelos índios.

O mito da cidade de ouro perdida, El Dorado, já fez muitas vítimas nas selvas dos países sulamericanos

O sertanista Orlando Villas Boas com a ossada encontrada, hoje ela se encontra na USP

Marechal Cândido Rondon, um dos maiores heróis do Brasil e um dos maiores conhecedores da selva amazônica que existiu

O fato é que até hoje não sabemos do paradeiro do coronel, será um mistério que durará muito tempo ainda.

Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page