#021 - Nessie
Na Escócia em sua porção norte há nas proximidades de Inverness o ´´Loch´´ (braço do mar) Ness. Ele é um lago calmo de águas profundas e grandes dimensões chegando a ter mais de 200 metros de profundidade e 39 quilômetros de comprimento, até aí tudo bem...
Acontece que em 2 de Maio de 1933 houve um artigo em um jornal local que acabou despertando o interesse público por um certo animal exótico. O artigo assinado por Alex Campbell trazia o relato do casal Mac Kay que no dia 14 de abril daquele ano passeava pela estrada de Loch onde em meio a toda a calmaria de repente avistaram um movimento na água e um redemoinho na mesma de onde surgiu um animal de grande porte podendo ser observado por mais de um minuto onde logo após isso submergiu na água novamente. O animal segundo o relato de Campbell tinha corpo semelhante ao de uma baleia e a água fervilhava ao redor dele como num caldeirão.
Artigo de Alex Campbell de 2 de maio de 1933
Região de Inverness, norte da Escócia
Após isso outro jornal também reportou matéria sobre o misterioso animal o que culminou por uma verdadeira peregrinação até o local para avistar o que esse jornal chamou de ´´monstro do Loch Ness. Houve tanta gente indo até o local que o delegado de Inverness obrigou-se a publicar uma portaria para proteger o monstro e evitar que lhe fizessem algum mal.
Após tantas observações surgiram inúmeros relatos de avistamentos do animal. Com tantos relatos foi possível descrever o animal com um pouco mais de clareza: Tinha cabeça reptiliana e pescoço bem alto fora da água, olhos grandes e brilhantes além de possuir duas corcovas no dorso e uma grande cauda que ao se agitar criava redemoinhos no Loch Ness. Algumas testemunhas mencionaram o gritos agudos do monstro além da grande velocidade com a qual se deslocava na água. Conforme o relato do estudante de medicina Arthur Grand o monstro também saía da água uma vez que ele encontrou o monstro na estrada que ladeava o Loch podendo ver o animal por completo acabou o descrevendo como um cruzamento de foca com plesiossauro.
Loch Ness
As evidências desse ser são numerosas, além dos relatos há também várias fotos, a primeira dela de 1933 distante cerca de 800 metros, a imagem foi tirada por Hugh Gray e os técnicos da Kodak deram como autêntica a foto posteriormente. Em 1934 Robert Wilson fotografou a cabeça e o pescoço do animal emergindo da água. No ano de 1951 Lachlan Stuart fotografou pela primeira vez as corcovas do monstro, única coisa então avistada na superfície. Houve até filmagem do monstro, ou melhor de sua corcova avermelhada atravessando o Loch Ness e dando meia volta feita na década de 60.
Foto de Hugh Gray, 1933, autenticada pelos técnicos da Kodak
Foto de Robert Wilson, 1934
Foto de Lachlan Stuart, 1951
Procuraram Nessie (apelido dado ao monstro) através de sonar, mas devido à topografia do fundo do lago e a quantidade de lodo que há lá, não puderam encontrar nada. Entretanto em 1975 um departamento da NASA ao analisar imagens de uma camada de um submarino conseguiu captar a imagem do pescoço e do dorso de Nessie, estimou-se seu tamanho em cerca de 6 metros. Além disso foram captados sons de um objeto de grande porte dentro do lago e o som de Nessie batendo no fundo do mesmo.
Foto da NASA, 1975
Várias teorias tentam explicar o que é o animal: Uma delas é que Nessie é um réptil gigante que viveu há 70 milhões de anos, ou seja, um plesiossauro, pois suas imagens se assemelham muito. Contudo, alguns especialistas dizem que não seria possível um animal de sangue frio sobreviver no Loch Ness. Especialistas em Criptozoologia apontam que Nessie pode ser um pinípede, parente muito próximo da foca ou morsa, sendo assim um mamífero.
Ilustração de um plesiossauro tendo um filhote
Sem dúvida é o mais famoso monstro aquático, mas Nessie não é o único caso. Temos relatos na Austrália do chamado Bunyp, tem o Issie no Japão, Ogopogo no Canadá que também é chamado de Naitaka pelos nativos, e se conseguir pronunciar, na Escandinávia há relatos de avistamento do Soe-orm e Skrimsl, todos parecidos com Nessie.
Bunyp, suposto "monstro" relatado na Austrália
Suposta imagem do Ogopogo no Canadá
Estátua de Issie no Japão
Pintura do Skrimsl, Escandinávia
Gravura antiga do Soe-orm da Escandinávia
Capa de uma publicação do Jornal Italiano Corriere Della Sera de 1961