top of page

#023 - O Club 27

Muitos garotos e garotas sonham em serem astros, mas existe uma idade muito sinistra para superar, ela costuma tirar dos palcos muitos artistas famosos, essa idade são os 27 anos. Grandes músicos morreram com 27 anos, esse coincidência fica mais sinistra quando vemos que a maioria eram músicos do rock. Com certeza você não ia querer ser sócio deste sinistro clube.

Excessos, drogas, doenças e até mesmo acidentes a lista é imensa e não para de crescer a cada ano.

Robert Johnson

Vamos começar a nossa lista por um músico que já foi tema do Mistérios Kryptós, Robert Jonhson, falecido em 16 de agosto de 1938 o seu jeito de tocar, revoluncionou o blues e influenciou bandas de rock e blues até hoje.

A morte do músico é cercada pela lenda de que teria vendido a alma ao Diabo, e que o próprio teria voltado para cobrar sua dívida. A história oficial é que o cantor teria se engraçado com a mulher do dono do bar que ele tocou, em retaliação ele teria posto veneno no wisky dele, mesmo com seu amigo tendo alertado para nunca beber bebidas oferecidas no bar.

Jesse Belvin

A segunda vítima que falaremos da "maldição dos 27 anos" foi o cantor Jesse Belvin, nascido no Texas e criado na cidade de Los Angeles, Califórnia.

Em 1950 fez parte de um quarteto vocal "Three Dots and a Dash" e em 1952 começou carreira solo, emplacando muitos sucessos, mas em 1960 o cantor ao realizar um show, foi vaiado por alguns brancos e quando saiu ao ir para o hotel, sofreu um acidente de carro, o que levou a acharem que o carro foi sabotado por alguém da platéia, mas o verdadeiro motivo foi que o motorista que dirigia o carro do cantor cochilou causando um acidente fatal, o curioso que o mesmo motorista já tinha sido demitido pelo mesmo motivo antes.

Rude Lewis

em 21 de maio de 1964, quando o iam gravar "Under The Boardwalk", escrito por Lewis, foi encontrado morto em seu quarto de hotel no Harlem. Mesmo assim o grupo trouxe o vocalista anterior para gravar (Jhonny Moore) no dia seguinte. E gravaram a música "I Do not Want To Go On Without You" em sua homenagem. A autópsia não foi realizada e as autoridades e familiares acreditam que foi uma overdose de drogas, seguida de asfixia e um ataque cardíaco. O cantor morreu com 27 anos entrando para o sinistro Club 27.

Malcolm Hale

Músico nascido em Montana, Estados Unidos foi guitarrista do grupo Spanky and Our Gang, no verão de 1967 o grupo emplacou diversos sucessos.

Malcolm Hale, guitarrista de chapéu na foto

Em outubro de 1968 o guitarrista não apareceu para um show na cidade de Boise, Idaho. A banda montou o amplificador dele esperando que ele fosse chegar atrasado para o show. Durante o show o amplificador ficou fazendo um barulho estridente interrompendo a música até ser desligado. Quando terminou a apresentação a banda ficou sabendo do falecimento de Hale.

Malcom tinha muita dificuldade em acordar, sempre ia um amigo do grupo despertá-lo, nesse dia uma amiga que tinha ficado com a obrigação de acordá-lo se recusou, depois de 28 horas sem resposta, a sua namorada descobriu que ele estava morto, ele sofria de asma e foi envenenado por monóxido devido a um defeito no aquecedor. O músico era a alma do grupo, assim que o grupo cumpriu suas obrigações durante o ano logo se separaram, Malcolm tinha 27 anos.

Dickie Pride

Dickie Pride, inglês pobre, passou por muitos empregos mal remunerados, estudou música na Igreja em Croydon, onde foi sugerido ser cantor de ópera.

O empresário Russ Conway o ouviu tocando em um PUB em Tooting, sul de Londres, foi recomendado ao famoso empresário musical Larry Parnes que imediatamente assinou com ele e também dando este nome artístico.

Aos 16 anos, ele realizou seu primeiro concerto no Kilburn Gaumont State Cinema, o maior cinema do Reino Unido na época, foi muito elogiado pela revista Record Mirror, dizendo que o cinema balançou tanto durante sua performance que ele deveria ser conhecido como o "The Sheik of Shake".

Depois da apresentação começou a viajar e se apresentou pela primeira vez na televisão, gravou seu primeiro single em 59, "Slippin e Slidin", um cover de Little Richard.

Depois disso novamente voltou várias vezes na televisão e tocou com muitos músicos, mas as suas canções não emplacavam, só uma entrou no TOP 40 britânico, "Primrose Lane".

Pride fez partes de várias bandas, ele possuía problemas mentais, além de vício em heroína , chegando a fazer uma lobotomia em uma clínica psiquiátrica, em março de 1969 aos 27 anos foi encontrado morto, devido a uma overdose de pílulas para dormir.

Alan Wilson

Conhecido como Blind Owl (coruja cega), nascido no subúrbio de Boston, em Arlington, Massachusetts, começou a tocar em um grupo de jazz formado por amigos da escola de música, começou a ser muito fã de blues depois de ouvir o Muddy Waters. Se formou como músico na Universidade de Boston e também escrevia artigos para o jornal Broadside de Boston e para a revista folk Little Sandy Rewiew.

Wilson foi considerado um especialista em blues e seus antigos músicos, além de possuir uma capacidade excepcional de se conectar musicalmente com as grandes lendas do blues.

Em 3 de setembro foi encontrado morto, ele tinha 27 anos, em uma encosta atrás da casa de um colega da banda, Bon Hite, na autópsia foi indentificada intoxicação aguda por barbitúrico, Wilson já havia tentado o suicídio alguns meses antes, tinha sido hospitalizado com depressão etinha sido liberado algumas semanas antes de morrer. A morte foi clasificada como suicídio, porém, não foi claramente comprovada. Sua morte veio duas semanas antes de Jimi Hendrix e quatro semanas antes de Janis Joplin.

Alguns acreditam que sua introversão e constrangimento social, poderia ser algum sinal de autismo, ele era um amante da natureza e se preocupava com sua preservação, escreveu um ensaio sobre as florestas de sequóias na Califórnia, também estava preocupado com a preservação particularmente do Pau-Brasil.

Arlester Christian

Arlester "Dyke" Christian, de Buffalo, Nova Iorque, começou a tocar baixo com a banda Carl LaRue and his Crew em bares e restaurantes, depois foram para Phoenix no estado do Arizona, depois disso a banda se desfez, a banda voltou para Buffalo mas ele, o saxofonista tenor Bernard Williams, o guitarrista Alvester Jacobs, o saxofonista Hunt não tiveram condições de viajarem de volta e se juntaram ao grupo de Phoenix existente, The Three Blazers, mudando o nome para Dyke and The Blazers.

Em 1966 gravou em estúdio se tornando popular subindo na parada Billboard R&B em 1967, em 13 de março de 1971 quando Christian estava preparando para uma turnê na Inglaterra e para gravar com Barry White foi morto a tiros em uma rua de Phoenix, aos 27 anos. O crime estaria relacionado com tráfico de drogas embora não tenha sido relatado narcóticos ou álcool em seu sistema, o suposto assassino Clarence Daniels foi inocentado como legítima defesa.

Linda Jones

Nascida em Newark, New Jersey, começou sua carreia em um grupo gospel da sua família "Singers Jones" com seis anos de idade, em 1963 foi para a gravadora Club Records e depois gravou com a Atco Records, mas não conseguiu emplacar sucessos, então foi chamada pelo empresário George Kerr para ir para a gravadora de Blues Cat Records e no ano seguinte para a subsidiária da R & B Warner Bros Records Loma Records em 1967. Com seu primeiro lançamento conseguiu emplacar a 21ª posição na Billboard R & B e depois ficou na 4ª posição com o sucesso "Hypnotized".

Em 14 de março de 1972, Linda Jones tinha ido até sua casa para descançar, à noite iria fazer um show, mas entrou em coma devido à diabetis, ela ficou sabendo da sua doença pouco tempo antes, morreu logo ao chegar ao hospital aos 27 anos.

Leslie Harvey

Nascido em Govan, Glasgow, foi convidado a se juntar aos The Animals por Alan Price, mas preferiu ficar com o irmão Alex Harvey com a Harvey Soul Band, depois passou pela Blues Council e em março de 1965 a van de turismo que levava a banda sofreu um acidente, matando o vocalista Fraser Calder e o baixista James Giffen, separando o resto dos integrantes. Em 1969, Harvey se juntou a banda Cartoone, gravou algumas faixas e seguiram com o Led Zeppelin em uma turnê pelos EUA, depois com a banda Spirit também em turnê e John Lee Hooker. Leslie Harvey tocou guitarra solo no álbum de Maurice Gibb's, The Loner.

No final de 69, fundou o grupo Stone The Crows e durante um show em 1972, chovia muito e o palco estava cheio de água, durante um solo na última música do show, levou um choque, após tocar um microfone não aterrado. O cantor Dr John descreveu a cena: "Enquanto estávamos esperando a nossa vez, vi a banda Stone The Crows, o guitarrista fez um solo pesado com muita distorção, ele estava no pico quando encostou com o pé na água, o que aconteceu depois foi estranho e assustador. Ele começou a fazer todos os tipos de contorções corporais, e a chuva de som distorcido continuou exatamente como ele estava executando, rolou pela poça fazendo um grand finale, depois o som da guitarra começou a fazer um zumbido, todos aplaudiram a banda que logo foram saindo do palco, o guitarrista continuou na poça e eu pensei que ele estava indo longe demais com sua dramatização". Foi quando o roadie tentou desconectar a guitarra e levou um choque e perceberam que ele havia sido eletrocutado com 27 anos de idade por coincidência.

Ron Mckernan

Ron "Pigpen" McKernan foi o primeiro vocalista, tocava gaita, teclado no Grateful Dead, com grande pegada funky e blues era incomum para um garoto branco na época. Mas te tanto beber teve uma hemorragia interna que o matou em 8 de março de 1973, com 27 anos.

Roger Lee Durham

Nativo de Kansas, Missiouri, era membro da banda Bloodstone, tocavam desde de Gospel, R&B, até o estilo de Jimi Hendrix, fizeram bastante sucesso, foram para a Inglaterra onde se uniram a Mike Vernon, onde conseguiram emplacar sucessos no TOP 10, em 27 de julho, no auge do sucesso, sofreram um grande golpe, o vocalista Durham, morreu ao cair de um cavalo.

Durham, segundo da esquerda para a direita

Ele tinha sido veterano da Guerra do Vietnã, aviador, foi enterrado no cemitério Nacional de Fort Leavenworth no Kansas.

Wallace Yohn

Parece que os acidentes de avião fazem parte da história do Rock desde do acidente que matou Buddy Holly (20), Ritchie Valens (17) e Big Bopper (morreu com 28 anos, por pouco não entra na nossa sinistra lista) em 1959, passando por Otis Redding (26), pelo Mestre Stevie Ray Vaughan (34) e quase toda banda Lynyrd Skynyrd.

Não se sabe muito da sua vida particular, nascido em Scottsdale, Arizona em 12 de janeiro de 1947 e faleceu em 14 de agosto de 1974, em um acidente de avião com 27 anos, além dele mais 6 vítimas, entre 4 eram da sua banda, Chase.

Dave Alexander

Nascido em Whitmoe Lake, se mudou para Ann Arbor em Michigan, onde conheceu os irmãos Ron e Scott Asheton na escola, em 1965 vendeu sua moto para ir com seu amigo Ron para a Inglaterra ver o show do The Who e tentar encontrar os Beatles.

Ao voltar da viagem, se juntou ao Iggy Pop e os irmãos Asheton (ambos falecidos atualmente) e formaram a banda The Stooges, tocava baixo, ajudando nos arranjos e composição de várias músicas.

Em 70 foi demitido da banda, após a apresentação no Goose Lake International Music Festival por estar bêbado demais para conseguir tocar.

Em 75 morreu de edema pulmonar aos 27 anos em Ann Arbor, após ser internado com pancreatite causada pelo alcoolismo.

Peter Han

Galês da cidade portuária de Swansea, fã de música desde de cedo, começou tocando gaita com apenas 4 anos, depois começou a tocar violão e guitarra, formou uma banda chamada The Panthers em 63, a banda trocou de nome várias vezes até se tornar Yhe Iveys em 65.

Em 1966 a banda se muda para Londres e começa a tocar nos clubes locais, em 68, Paul McCartney ficou impressionado com o repertório da banda e eles conseguiram contrato com a gravadora dos Beatles.

Mudaram o nome da banda para Badfinger, pois existia uma banda com o mesmo nome deles.

E por volta de 74 a banda enfrenta em problemas financeiros com a gravadora, a situação fica insustentável quando o empresário Stan Polley foge com o dinheiro da banda, Ham se sentiu culpado por ter colocado os companheiros e sua família na situação e comete o suicídio por enforcamento em 1975, com 27 anos, deixando sua namorada grávida.

Gary Thain

Nascido na Nova Zelândia, foi o terceiro baixista do grupo Uriah Heep, sucedendo a Paul Newton e a Mark Clarke, Thain sofreu um violento choque do seu baixo em 1975, durante uma apresentação em Dallas, Texas. Dali, nunca mais se recuperou, sendo encontrado morto em sua residência no dia 8 de dezembro do mesmo ano, com 27 anos, pouco depois da sua saída compulsória por conta no vício em heroína.

Helmut Köllen

O alemão de Colônia, passou por várias bandas da cidade, nos anos 70, se tornou baixista da banda Triumvirat, em 1974 depois da gravação de um álbum, embarcou com o grupo para uma turnê nos Estados Unidos abrindo os shows do Fleetwood Mac.

Helmut Köllen à direita

Depois a banda fez uma turnê pela Europa abrindo os shows do Grand Funk Railroad, em 75 Köllen deixou o Triumvirat e seguiu carreira solo,

Em 1976, gravou com o grupo Jail, fez um breve retorno para a Triumvirat, não dando em nada a reunião da banda seguiu em carreira solo, começou a gravar o seu único álbum solo.

Em 3 maio de 1977, Köllen morreu com 27 anos de idade, envenenado por monóxido de carbono, o músico se matou dentro do carro, ouvindo suas músicas.

Chris Bell

Christopher Brandford Bell, nascido em Memphis, Tennessee, foi um cantor, compositor e guitarrista. Fundou junto com Alex Chilton a banda Big Star.

Bell foi considerado por muitos um dos maiores compositores da sua geração, faleceu em um acidente quando dirigia seu carro esporte Triumph TR-7, a caminho de casa quando ia para o ensaio da sua banda, bateu em um poste de luz de madeira, o trasformador caiu e o matou instantâneamente, aos 27 anos, seu funeral foi no dia seguinte, no aniversário do seu companheiro de banda Alex Chilton.

Jacob Miller

Jacob Miller, nasceu em Mandeville no interior da Jamaica, aos 8 anos se mudou para Kingston, frequentava os estúdios populares, entrou para a banda Inner Circle em 1976, a banda foi formada em 1968 pelos irmão Ian e Roger Lewism em Kingston. O primeiro álbum veio em 1974.

Em Março de 1980 esteve no Brasil junto com Bob Marley e Chris Blackwell para a inauguração dos novos escritórios da Island Records na América do Sul e em 23 do mesmo mês morreu em um acidente de carro na Jamaica, em Hope Road em Kingston. Justamentamente quando a banda se preparava para uma turnê internacional com Bob Marley e The Wailers e com 27 anos.

D. Boon

Dennes Boon nasceu em 1958, em San Pedro, Califórnia. Em 1980 formou a banda Minutemen com seu amigo Mike Watt, já haviam tocado juntos no The Reactionaries, mas tarde chamaram o baterista George Hurley.

A banda Minutemen continuou até o dia 22 de dezembro de 1985, dia que D. Boon acabou morrendo em um acidente no Deserto do Arizona, próxima a fronteira da Califórnia, devido a uma febre D. Boon estava deitado na traseira da van, próximo a uma janela, sem o cinto de segurança. No momento em que a van escorregou da pista, D. Boon foi jogado pela porta de trás da van, quebrando o pescoço e morrendo instantaneamente com 27 anos de idade.

Alexander Bashlachev

O Alexander era poeta, músico e compositor, nascido em Cherepovets na ex-União Soviética, trabalhou em uma fábrica com seu pai, depois se formou em jornalismo na Universidade Estadual de Ural em 1983, onde começou a escrever poesias neste período, sendo sua primeira canção em 1983.

Em Leningrado na situação da União Soviética o rock era um assunto proibido, nunca chegou a ter um sucesso comercial, mas era muito apreciado por fãs.

Ficou muito conhecido entre os movimentos políticos e entre os intelectuais no "submundo", sua ligação com os poetas antigos russos e o senso de história o faz ser reverenciado até os dias de hoje.

Mas começou a ter dependência do álcool e se matou se jogando do seu apartamento em Leningrado que no 9º andar em 17 de fevereiro de 1988 com 27 anos de idade.

André Pretorius

André nasceu em Petrória, na África do Sul, estudou na Escola Americana de Brasília, quando seu pai foi embaixador do seu país no Brasil, conheceu Renato Russo em um bar chamado Taberna. Depois junto com Renato Russo, Fê e Flávio Lemos formaram a banda Aborto Elétrico, participou do primeiro show em 11 de janeiro de 1980, mas logo em seguida largou a banda.

Forçado pelos pais a voltar para a África do Sul, para prestar serviço militar obrigatório de 2 anos. Retornou para Brasília em 1982, depois se muda para Washington, nos EUA onde frequentou a American University.

Depois da sua separação, André começa fazer uso de heroína, se muda para a casa da avó materna na Alemanha em Frankfurt, começou a trabalhar em estúdio de gravação, logo depois morre por overdose em 13 de Outubro de 1988 com 27 anos.

Pete de Freitas

Em 1989 com 27 anos de idade, morreu em um acidente de moto, quando ia de Londres para Liverpool, estava com uma Ducati 900, em Staffordshire e bateu em um veículo por volta das 16 horas.

Mia Zapata

Mia Zapata nascida em Louisville, no Kentucky. Aos nove anos aprendeu a tocar guitarra e piano, tendo influência do punk rock, além de músicos Bessie Smith, Billie Holiday, Jimmy Reed, Ray Charles, Hank Williams e Sam Cooke.

Em 1986 ela e mais três amigos formaram o The Gits, uma banda punk rock. Em 1989 se mudou para Seattle, Washington.

Em 7 de julho de 1993, ela foi estuprada e morta no distrito central de Seattle, veio a falecer por conta dos ferimentos internos, com 27 anos.

Kristen Pfaff

Nascida e criada em Buffalo, Nova Iorque, ficou um tempo na Europa, estudou piano clássico e violoncelo enquanto viveu em Minneapolis, Minnesota, depois aprendeu a tocar baixo sozinha. Depois junto com o vocalista e guitarrista Joachim Breuer e o baterista Matt Entsminger formaram uma banda a Janitor Joe.

Apesar de ter dado entrada em fevereiro de 94 em um centro de desintoxicação por conta de heroína em 1994, ter feito uma turnê com a banda em 16 de junho de 1994, foi encontrada morta em seu apartamento por seu amigo Paul Erickson, havia uma bolsa contendo seringas e algumas drogas, morreu com 27 anos.

Na edição de sexta-feira do Seattle Times, lançado no dia 17 de junho de 1994, seu pai, Norman Pfaff, a descreveu como sendo uma pessoa "esperta, atraente, maravilhosa ... e muito, muito talentosa, inteligente, sempre pareceu ter o controle de suas circunstâncias. Mas que, na noite passada, infelizmente NÃO Teve ".

Richey James Edwards

Richard James Edwards, nascido em 22 de dezembro de 1967, no País de Gales, guitarrista e letrista de rock alternativo Manic Street Preachers.

Frequentou a Universidade de Swansea, se graduou em história política, inicialmente era motorista e roadie da Manic Street Preachers, mas logo foi aceito para vocalista.

Edwards desapareceu em 1º de fevereiro de 1995, mas foi visto por algumas pessoas, em 7 de fevereiro, um motorista de táxi de Newport supostamente pegou Edwards no hotel em Newport e o levou para Blackwood. Dia 17 de fevereiro, o veículo foi dado como abandonado, devido da proximidade com a Ponte Severn, suspeita-se que ele tenha se suicidado. Em 2008 foi dado como morto oficialmente, quando desapareceu tinha 27 anos.

Sean Patrick

Sean Patrick McCabe e Don Devore formaram a banda Ink & Dagger, uma banda punk em que eles dois eram os únicos membros permanentes, os outros eram contratados de acordo com o show ou turnê.

A banda tinha costumes bizarros, como vomitar em árvores de natal, entrar no show com alguém da banda dentro de um caixão, além de maquiagem muito sinistra.

Em 2000, a banda anunciou seu fim, pouco depois de gravar o que seria seu último disco, o cantor Sean Patrick foi encontrado morto em um quarto de hotel em Indiana, aos 27 anos.

Rodrigo Bueno

Rodrigo Alejandro Bueno, nascido em Córdoba, fazia parte de um quarteto, conhecido como El Potro Rodrigo.

Em 1995 assinou contrato com a Sony Music, para lançamento do seu álbum, depois com a Magenta Discos. Ganhou vários prêmios de música na Argentina, incluindo um disco de platina quádruplo.

Na época, o quarteto estava fazendo certa de trinta programas semanais, e muitas viagens. Começou a receber uma série de ameaças e depois de um show na discoteca Escândalo em La Plata, voltou a Buenos Aires na noite de 24 de junho de 2000. Seu caminho foi bloqueado por um motorista na rodovia, seu motorista tentou perseguir o veículo que o tinha bloqueado, perdeu o controle de seu caminhão e bateu em uma barreira, onde o cantor foi jogado para fora do caminhão e sua morte instantânea. A morte do cantor com 27 anos causou muita especulação sobre um possível plano para assassiná-lo.

Maria Serrano Serrano

Maria Serrano Serrano fazia parte do grupo Passion Fruit, além dela também faziam parte Lâmina (Manye Thompson), Dawn (Viola Schubbe), Pearl (Carla Sinclair) e MC Steve (Mario Zuber). Fizeram muito sucesso na Alemanha e no México.

Em 24 de novembro de 2001, o grupo estava a bordo de um voo de Berlim para Zurique, quando se chocou com uma colina quando se aproximava da pista do Aeroporto Internacional de Zurique, perto da cidade de Bassersdorf, Maria Serrano Serrano e Nathaly Van Het (entrou na segunda fase do grupo) morreram, também morreu a cantora americana Melaine Thornton no mesmo voo. Maria Serrano Serrano tinha 27 anos.

Bryan Ottoson

Guitarrista da banda American Head Charge, uma banda de metal, depois de fazer parte da turnê do System of a Down no Iowa, o baixista do System of a Down ficou muito impressionado com o grupo, e a indicou para a gravadora American Recordings.

A banda se mudou para Los Angeles para finalizar o seu primeiro álbum com o novo produtor Rubin Houdini Mansion, vendeu mais de 250.000 cópias nas primeiras semanas.

Bryan Ottoson, recebeu o convite para se juntar a banda e menos de 24 horas já se juntou ao grupo para participar da gravação do clip "Just So You Know".

A banda parou por 2 anos, as drogas haviam se tornado um grande problema dentre os membros, três membros se tornaram dependentes químicos. Bryan chegou a ficar internado em uma instituição mental com medo de suicídio.

O guitarrista foi encontrado morto em uma beliche para dormir no ônibus da banda em North Charleston, Carolina do Sul, com 27 anos.

Os investigadores da polícia determinaram a morte por overdose de remédios, foi encontrado um frasco contendo várias quantias de medicamentos na cama de Bryan.

Brian Jones

Lewis Bryan Hopkin Jones, nasceu em 28 de fevereiro de 1942 em Gloucestershire, membro-fundador da banda Rolling Stones.

Brian era um excelente músico, além de guitarra, tocava vários instrumentos além de ser compositor. Foi de uma ideia dele que nasceu o Rolling Stones Rock'n Roll Circus.

Possuia um estilo de vida baseado no "sexo, drogas e rock'n roll", o uso excessivo de drogas o fez sair da banda.

Menos de um mês depois, no dia 3 de julho de 1969, Brian foi encontrado morto aos 27 anos, afogado na piscina da sua casa em Cotchford Farm, em Sussex.

Muitas teorias conspiratórias foram divulgadas pelas mídias, até hoje o estilo da banda tem sua marca.

Jimi Hendrix

James Marshall Hendrix, nasceu em Johnny Allen Hendrix, Seattle em 1942, foi talvez o maior guitarrista que se tem notícia até hoje, além de cantor e compositor.

Começou a fazer sucesso na Europa, ficou muito conhecido depois da apresentação no Festival de Monterey, foi a principal atração do Festival em Woodstock e no Festival da Ilha de Wight.

Sua técnica era inovadora, ele teve influência de artistas de blues, e certa vez disse que gostaria de fazer com a sua guitarra o que Little Richard fazia com a voz, depois de gravar com Little Richard.

Também inovou com técnicas como esterofonia e phasing nas gravações de rock, ganhou inúmeros prêmios concedidos a artitas do rock.

Hendrix, se alistou no exército norteamericano na divisão 101 aerotransportada (101st Airbone Division), menos de um ano, recebeu dispensa médica, depois de fraturar o tornozelo em um salto, mesmo assim foi voluntário na Guerra do Vietnã, mas nunca entrou em combate.

Jimi Hendrix morreu em Londres, em 18 de setembro de 1970, com 27 anos, até hoje as circunstâncias da sua morte não foram completamente explicadas. Jimi havia passado parte da noite anterior em uma festa, onde seguiu com sua namorada para o Hotel Samarkand, em Notting Hill.

Sua namorada alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado sem ela soubesse, na noite anterior nove comprimidos para dormir que ela utilizava.

De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente em vinho tinto. A sua namorada alegou publicamente que o músico ainda estava vivo quando o colocaram na ambulância. Contraditório as declarações da polícia e dos médicos, onde disseram que ele já estava morto faz tempo.

Janis Joplin

Janis nasceu em Port Arthur, no Texas. Começou a cantar blues com os amigos da faculdade. Se mudou para São Francisco, Califórnia em 1963.

Ela usava drogas de forma excessiva, retornou para Port Arthur para tentar se recuperar do vício das drogas e depois voltou para São Francisco em 1966.

O auge da sua carreira foi no festival de Monterey, em 1968 estourou com Piece of My Heart, chegando no primeiro lugar nas paradas.

Cantou no festival de Woodstock, as últimas gravações que Janis fez foram Mercedes Benz e Happy Trails.

No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Records, em Los Angeles, na Califórnia, para ouvir o instrumental da música de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues. A gravação dos vocais de Janis estava agendada para o dia seguinte. À noite, ela foi para o hotel. No dia das gravações (04 de outubro), não apareceu no estúdio, seu empresário, John Cooke, foi até o hotel, onde a encontrou morta, vítima de overdose de heroína combinada com álcool com 27 anos.

Jim Morrison

James Douglas Morrison, nascido em Melbourne, Flórida, Estados Unidos em 1943, foi um compositor e poeta, mas conhecido como vocalista da banda The Doors, foi o autor da maioria das letras da banda.

O cantor era conhecido por improvisar ao vivo nas músicas durante os shows, sua personalidade selvagem e suas performances fez ser icônico no mundo do rock.

Após o aumento da fama do grupo em 1967, Morrison desenvolveu uma grave dependência do álcool, juntamente com o consumo de drogas.

Morreu em Paris em 3 de julho de 1971, foi encontrado na banheira, aos 27 anos. Em sua lápide está escrito "Kata Ton Daimona Eaytoy" (Queime seu demônio interior).

Muito se especula sobre sua morte, alguns acreditam que ele foi morto peo governo americano, outros que foi overdose de heroína. No relatório oficial diz que foi um ataque cardíaco que o matou.

Kurt Cobain

Kurt Donald Cobain, nasceu em Aberdeen em 1967, foi cantor, compositor e guitarrista, fundador da banda Nirvana.

O estilo da banda característico rock alternativo, foi chamado pela imprensa de Grunge de Seattle, outras bandas como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, além do Nirvana apareceu no início dos anos 90.

Venderam mais de 20 milhões de álbuns somente nos Estados Unidos e mais de 50 milhões no restante do mundo.

Durante seus últimos anos de vida, Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças e depressão, o cantor não conseguia lidar com a pressão da fama.

No dia 8 de abril de 1994, foi encontrado morto em sua casa em Seattle, três dias depois foi oficialmente considerado suicídio por um tiro de espingarda na cabeça.

Amy Winehouse

Amy Jade Winehouse, nasceu em Londres, Inglaterra em 1983, era compositora e cantora com uma mistura de jazz, R&B e soul, começou cedo, ainda na adolescência apresentando-se em pequenos clubes de jazz em Londres.

A sua primeira aparição no cenário musical britânico foi em 2003, com seu álbum de estréia, Frank. Apesar de ter sido bem recebido pela crítica, não foi muito bem comercialmente.

Em 2006, com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Back to Black, que Amy Whinehouse ganhou proeminência como uma artista. Foi tanto sucesso de crítica como comercial.

Sua música ficou na frente em 23 países, vendendo mais de 6 milhões de cópias, ganhou 5 Grammy Awards de 6 categorias que foi indicado.

No dia 23 de julho de 2011, duas ambulâncias foram chamadas a casa de Whinehouse em Caden, Londres, devido a um telefonema à polícia britânica para atender uma mulher desfalecida.

Pouco tempo depois as autoridades confirmaram a morte da cantora, posteriormente foi feita uma investigação para determinar a morte de Whinehouse, apenas em 26 de outubro que foi determinada a causa da morte, decorreu de um consumo abusivo de álcool após um período de abstinência, a cantora morreu com 27 anos.


Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page