top of page

#003 - A Noite Oficial dos OVNIs

Eu estava prestes a fazer 10 anos de idade e conhecia muito pouco de Ufologia, gostava de ver uma série que passava na antiga TV Manchete com meu pai, fica ansioso para poder ver. Mas o que aconteceu no final de maio de 1986 mudou toda a minha perspectiva do fenômeno.

Sou morador de Niterói, situada no Estado do Rio de Janeiro, e no dia 19 de maio de 1986 acordo assustado com uma explosão que nunca tinha ouvido na minha vida, era diferente de bombas ou qualquer coisa parecida.

E no dia seguinte fiquei sabendo pelos repórteres da TV o que tinha acontecido, o que me fez ser um entusiasta pelo assunto e a partir deste ocorrido não parei até hoje de pesquisar os OVNIs.

Este nome foi dado por ufólogos e não tinha nome mais provável para o caso, o que aconteceu afinal?

Os controladores do Cindacta I (1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) detectaram 21 OVNIs nas telas do radar nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Paraná. A Situação foi tão séria que o COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro) considerou que a segurança dos voôs estavam ameaçadas, principalmente no eixo Rio-São Paulo, onde a frequência é maior e onde os OVNIs estavam em maior quantidade.

COMDABRA

CINDACTA

COMDABRA nos dias de hoje

Além dos radares e de diversos pilotos da aviação civil quem também foi testemunha ocular foi o então presidente da Petrobrás e fundador da Embraer, Coronel Ozires Silva, a bordo de uma aeronave Xingu, logo assumiu o controle da aeronave e perseguiu os objetos, perto da sede da Embraer em São José dos Campos, como veio a declarar em entrevistas posteriores.

Embraer EMB-121 Xingu

Cel Ozires Silva - Fundador da Embraer

Por volta das 18:30h do dia 19, a torre de controle de São José dos Campos observou dois objetos. Às 19h, o Centro de Controle de Aproximação de São Paulo e o Centro de Controle de Área confirmação a detecção de três objetos não identificados na região. Por volta das 20h o Cindacta detectou 8 OVNIs, às 20:30h um OVNI com uma luz muito forte foi detectado indo em direção à Serra do Mar. Por volta das 21:40h os controladores do aeroporto de São José dos Campos voltaram a observar objetos.

O Comando da FAB (Força Aérea Brasileira) então começou duas operações para interceptação dos OVNIs. Caças F-5E Tiger II decolaram da Base de Santa Cruz no Rio de Janeiro e Caças Mirages III decolando da Base de Anápolis em Goiás.

F-5E Tiger II - FAB

MIRAGE III - FAB

O Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Octávio Júlio Moreira Lima, deu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com pilotos envolvidos na interceptação dos OVNIs, foi a primeira vez que um órgão oficial governamental confirma oficialmente a observação e perseguição de OVNIs na televisão.

Além de prometer aos ufólogos a liberação do documento com a investigação e resultado por parte da FAB, o que só foi acontecer recentemente.

Alguns fatos durante a Noite Oficial dos Ovnis

1 - Os Ovnis tinham diversas cores como vermelho, laranja e branco;

2 - Os caças só conseguiram visualizar os objetos e não conseguiram se aproximar por conta da velocidade muito superior a dos caças;

3- Janelas se quebraram por conta do estrondo dos caças entrando em voô supersonico;

4 - Foi a primeira vez em todo mundo que um órgão do governo reconhece a presença de OVNIs de forma oficial;

5 - Os ufólogos brasileiros, Gevaerd , e Marco Petit dentre outros criaram o movimento "UFOS: Liberdade de Informação Já" o que já conseguiu liberar mais de 5000 páginas de documentos relacionados a OVNIs no Brasil por conta das Forças Armadas.

Reportagens da época

Jornal da TV Manchete

TV Bandeirantes

TV Globo

Jornalista Silvia Poppovic, depoimento dos pilotos

Programa Fantástico - TV Globo

TV INFA - Cel Ozires Silva

PARA SABER MAIS:

Revista UFO - sobre a liberação recente dos documentos relacionados - http://www.ufo.com.br/artigos/invasao

Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page